Sob muita pressão de certas pessoas1 resolvi escrever sobre como começar a brincar com canetas-tinteiro. Precisei ser pressionado por que, pra ser ser sincero, eu não acho que tenha muito mistério.
Comecei o hobby em 2014 por acaso. Procurando uma lapiseira eu vi uma promoção de caneta-tinteiro e resolvi comprar no impulso. A caneta em questão era a Crown Capricci, essa belezinha aqui:
Eu realmente não sabia nada sobre canetas-tinteiro e só comprei por estar na promoção e achar ela bonita. Ela já vem com um cartucho de tinta2, então começar a usar foi bem simples. Inclusive tem vídeo das minhas primeiras experiências3:
E foi uma boa experiência. Gostei da ideia da caneta, de como ela escrevia, do visual dela. E isso me fez querer buscar canetas novas. Então a minha dica para quem quer iniciar é: consiga uma caneta-tinteiro. Qualquer uma. A que tiver na papelaria, a que couber no seu orçamento. Não tem resposta errada.
Assim que conseguir, é claro que você vai precisar aprender a usá-la. E não precisa ter medo, é uma caneta. Você segura e movimenta e ela risca o papel. Sério, não tem mistério. Não vai demorar muito para você perceber que nem todo papel é de qualidade, ou que a tinta da caneta acaba. E é nesse momento que você começa a entrar no hobby. Ou descobre que canetas-tinteiro não são para você, também é possível.
Mas se você realmente quer minha sugestão, aqui vão algumas.
Canetas
Minha primeira caneta-tinteiro comprada de forma consciente foi a Pilot Metropolitan. É uma caneta excelente para ser a sua primeira. Relativamente barata, de metal e com um ótimo controle de qualidade. Em breve4 faço um post só pra ela. Ela é ótima pra quem não quer chamar tanta atenção, já que tem um visual bem discreto. Infelizmente a minha teve um fim trágico:
Infelizmente a Pilot Metropolitan não é tão fácil de achar no Brasil. Então a lista vai ser de canetas-tinteiro que são acessíveis por aqui.
Jinhao
A Jinhao é uma fabricante de canetas-tinteiro chinesa. Grande parte da linha dela é cópia de outras fabricantes. Mas são extremamente baratas e, até certo ponto, bem decentes. O único cuidado que se deve ter é com o controle de qualidade: algumas que comprei vieram precisando de ajustes. A dica que eu dou é comprar de uma loja especializada5 e pedir para testar antes de enviar o produto.
As que mais recomendo são a 992 e a X750. A 992 é excelente para quem quer testar sem se comprometer muito no orçamento. Eu mesmo comprei 10 dela para dar de presente para amigos, e a recepção foi muito boa.
A escrita é um pouco arranhada pois a pena é fina. Mas nada que seja muito absurdo. Pra quem gosta de escrever com letras pequenas faz muito sentido. E ela já inclui um conversor, o que é bem conveniente.
Pelikan Jazz
A Pelikan é uma das grandes fabricantes de canetas-tinteiro do mundo e uma excelente opção para quem quer um visual mais clássico. Ela também é toda de metal, o que aumenta a durabilidade.
A desvantagem é que ela não inclui um conversor, e além disso o padrão para cartuchos é proprietário da Pelikan. Uma pena, seria minha principal indicação se não fosse isso.
A escrita é extremamente macia, com uma pena bastante suculenta6. Por ser de metal, ela é mais pesada também, que é algo que gosto.
Compactor Gold
A Compactor Gold foi um risco que decidi tomar. Sem saber nada, apenas que é da empresa brasileira Compactor, comprei para testar e resenhar. Afinal, se fosse boa, seria uma excelente opção para iniciantes. Infelizmente não foram bons os resultados. O principal defeito dela é a qualidade. Ela tem aquele tato de algo barato: peças soltas, que fazem barulho, desmonta com facilidade. O que seria aceitável7 caso fossem baratas, mas não são.
Mas, o que falta na qualidade, a Compactor Gold entrega na escrita. E é por isso que resolvi incluir ela na minha lista. Com a seção triangular para facilitar segurar a caneta e a pena bem grande, a Compactor Gold é muito confortável de escrever.
A pena em si também é super macia e suculenta. E bem bonita também! Ela tem um escudo do que imagino ser da família fundadora da empresa, Buschle. Também já inclui um conversor e um cartucho. Mas pelo preço cobrado e pelos problemas de qualidade, fica inviável. Mas se você ganhar como presente8 é bem competente como primeira caneta.
Pilot Kakuno
A Pilot Kakuno acaba sendo a alternativa para a Pilot Metropolitan, pois é bem fácil conseguir ela no Brasil e compartilham da mesma pena. A diferença é que a Kakuno é mais direcionada a crianças no Japão, então ela tem um visual mais infantil. Se isso não é impedimento para você, essa é sem dúvida a melhor caneta-tinteiro por um preço acessível que você vai encontrar.
O corpo dela é todo de plástico, com uma pena de aço de tamanho japonês9. O desenho da pena é um rostinho piscando, para agradar as crianças. Mas confesso que muito me agrada também!
A escrita é impecável. A Pilot faz penas de ótima qualidade e essa não é exceção. Juntamente com a seção triangular, igual a da Compactor, ela proporciona uma escrita muito confortável.
Originalmente ela vem sem conversor, mas no Mercado Livre você encontra anúncios com o conversor incluso. Recomendo bastante, pois a Pilot usa um formato proprietário e será difícil encontrar para vender separado.
Das citadas até então essa é sem dúvida a minha principal sugestão.
Faber-Castell Loom
Mas, se você estiver disposto a gastar um pouquinho a mais, então existe uma opção muito melhor. A Faber-Castell produz uma das melhores, senão a melhor, pena de aço do mercado. Mesmo na minha coleção, as penas Faber-Castell se destacam e não deixam nada a desejar para outras mais caras e de materiais mais raros.
Com um corpo de metal, a Faber-Castell Loom é o modelo de entrada para a linha de canetas-tinteiro da Faber-Castell. Infelizmente não vem com um conversor, mas pelo menos ela utiliza o padrão internacional. Ela é bem confortável de segurar e também acho ela bem estilosa. Existem várias cores e acabamentos.
Mas o principal dela é a pena. Incrivelmente suculenta, ela tem um tato peculiar. Ela não é super macia, mas o arranhado dela é muito satisfatório.
Além do modelo da caneta-tinteiro, é preciso ficar atento ao tamanho da pena. Existem penas de vários tamanhos, da mais fina até a mais grossa, e o tamanho varia bastante de marca para marca. Se você gosta de escrita super fina, escolha as pontas finas10. Mas quanto mais fina é a pena, mais arranhada fica a escrita. Minha recomendação é começar na ponta média.
Talvez voce não goste de tudo na sua primeira caneta, afinal você ainda nem sabe do que gosta. Mas não desista. Veja as coisas que voce gostou e pesquise para sua próxima aquisição11. Traço muito grosso? Escolha uma caneta com pena mais fina. Não gostou do peso/ergonomia? Tem vários materiais, tamanhos e formatos de caneta.
Tintas
Depois de escolher sua primeira caneta vem o próximo passo: Tintas. Verifique se a caneta já vem com um cartucho de tinta e um conversor12.
Se ela vier com conversor ou tiver um mecanismo de recarga embutido, você pode utilizar tintas de potes de vidro. Se não, você precisa providenciar o conversor ou uma seringa para reutilizar os cartuchos. Fique atento para o modelo da sua caneta.
Já para as cores, o bom das canetas-tinteiro é que tem muitas. Mesmo! Mas sugiro que você comece devagar. Compre tintas básicas para você poder usar no seu dia a dia antes de inovar. Opte por tinta preta ou azul royal para não chamar atenção. Mas se quiser um pouco de personalidade, arrisque no azul escuro ou turquesa. As tintas da linha Pelikan 4001 são excelentes para isso, e com um preço bem bom.
Infelizmente por muito tempo as canetas-tinteiro foram transformadas em itens de luxo e status. Canetas caríssimas apenas por serem de marca. Felizmente isso tem mudado nos últimos anos. Muitas marcas acessíveis e de extrema qualidade vem trazendo canetas-tinteiro cada vez mais baratas e até melhores que as de luxo.
No fim, eu gosto das minhas canetas por elas serem ferramentas de escrita. Se me proporcionar uma boa experiência eu não me importo se for uma caneta barata ou uma de marca de luxo. Pra alívio do meu cartão de crédito que não precisa se preocupar com edições limitadas de peças artísticas em forma de caneta…
Você mesmo, não finge que não é com você não↩
Que você pode aprender mais sobre clicando aqui↩
Filmado com uma batata, obviamente↩
Confia e espera!↩
como a Borealis Pens↩
solta muita tinta↩
como nas Jinhao já mencionadas↩
Geralmente penas japonesas são finas. Saiba mais sobre penas aqui↩
Duh↩
É aqui que começa o problema…↩
Adivinha: você pode aprender mais sobre clicando aqui↩