Como recarregar uma caneta-tinteiro

No canal do Canetada lá no Youtube eu fiz uma apresentação dos principais métodos de recarga de canetas-tinteiro. Você confere no vídeo abaixo.

Mas vou explicar passo a passo aqui no blog também, usando as demonstrações em vídeo. Para saber mais sobre métodos de recarga também recomendo ler o meu texto aqui no blog sobre.

Cartucho

Os cartuchos são a forma mais prática de se recarregar uma caneta-tinteiro. Para isso, basta:

  1. Desmontar a caneta-tinteiro
  2. Remover o cartucho vazio
  3. Forçar o cartucho novo até o rompimento do lacre
  4. Remontar a caneta-tinteiro
Pilot Plumix com Cartuchos de Platinum Blue Black. Não, isso não funciona. Foi apenas uma demonstração.

Mas é preciso ficar atento ao formato do cartucho. Ele precisa ser compatível com a caneta! Algumas marcas possuem cartuchos com formatos específicos, outras utilizam um padrão internacional.

Conversor

Os conversores são como uma espécie de cartuchos recarregáveis. Existem vários tipos de mecanismos de conversores, mas os principais são os a seguir. Também é preciso ficar atento ao formato deles, igual aos cartuchos!

Pistão Giratório

Para utilizar um pistão giratório, você precisa:

  1. Desmontar a caneta-tinteiro
  2. Colocar o conversor no corpo da caneta
  3. Girar o mecanismo do conversor até o pistão ficar estendido
  4. Colocar a pena completamente dentro do vidro de tinta
  5. Girar o mecanismo do conversor na direção oposta, para que ele retraia
  6. Remontar a caneta-tinteiro
Pilot Vanishing Point com a Pilot Iroshizuku Fuyu-Syogun

Pode ser que o conversor não encha completamente de primeira. Nesse caso, vire a caneta com a pena para cima e gire lentamente o pistão, para remover a bola de ar de dentro do conversor. Depois, repita os passos 4 e 5. Faça isso até encher o conversor.

Pistão Deslizante

Os conversores com pistão deslizante não necessitam de giro, sendo um pouco mais simples de manusear. Para recarregar com um conversor desse tipo:

  1. Desmontar a caneta-tinteiro
  2. Colocar o conversor no corpo da caneta
  3. Empurrar o mecanismo do conversor até o pistão ficar estendido
  4. Colocar a pena completamente dentro do vidro de tinta
  5. Puxar o mecanismo do conversor
  6. Remontar a caneta-tinteiro
Jinhao 126 com Montegrappa Bordeaux

Também é possível utilizar a dica para retirar as bolhas de ar e recarregar o conversor de forma mais completa. Basta virar a caneta com a pena para cima, empurrar o mecanismo devagar até todo o ar ser expulso do conversor, e repetir os passos 4 e 5.

Botão

Esse tipo de conversor é o que mais causa dúvida e frustração se você nunca usou um antes e nunca viu o funcionamento dele. Para recarregar com esse tipo de conversor, você deve:

  1. Desmontar a caneta-tinteiro
  2. Colocar o conversor no corpo da caneta
  3. Colocar a pena completamente dentro do vidro de tinta
  4. Pressionar o botão com intensidade algumas vezes
  5. Remontar a caneta-tinteiro
Pilot Custom 64 com Pilot Iroshizuku Kon-Peki

Se você pressionar o botão lentamente, ou com pouca força, pouca ou nenhuma tinta entrará no conversor. É preciso apertar com velocidade e força para que seja gerado o vácuo necessário. Tome cuidado para não empurrar a pena no fundo do vidro, ou mesmo derrubar a tinta na mesa!

Pressão

O conversor de borracha, ou conversor de pressão, também é um pouco mais complicado de utilizar, mas não é nenhum bicho de sete cabeças. Para utilizá-lo, você precisa:

  1. Desmontar a caneta-tinteiro
  2. Colocar o conversor no corpo da caneta
  3. Colocar a pena completamente dentro do vidro de tinta
  4. Pressionar o saco de borracha e soltá-lo rapidamente
  5. Esperar o saco retomar sua forma original
  6. Repetir os passos 4 e 5 mais algumas vezes
  7. Remontar a caneta-tinteiro
Pilot Metropolitan com Pelikan 4001 Turquoise

Para identificar se o conversor já está completamente cheio, fique de olho no vidro de tinta. Se estiver saindo bolhas de ar da pena quando o saco é pressionado, você ainda precisa repetir os passos 4 e 5 mais algumas vezes.

Embutidos

Algumas canetas-tinteiro já vem com um reservatório de tinta e um mecanismo de recarga. Os principais são os a seguir.

Pistão

O mecanismo de pistão é muito similar ao do conversor, mudando apenas o tamanho. Dito isso, para recarregar a caneta você precisa:

  1. Estender o pistão girando o mecanismo até o limite
  2. Colocar a pena completamente no vidro de tinta
  3. Retrair o pistão girando o mecanismo na direção contrária
Moonman T1 com Pelikan 4001 Violet

É preciso ter mais cuidado pois, na maioria dos casos, não é possível ver o interior da caneta. Assim, você deve se certificar que ela está completamente vazia e não fazer força no pistão além do necessário.

Vácuo

Como no conversor de botão, esse mecanismo também causa muita frustração se você não souber como utilizá-lo. Para utilizá-lo, você precisa:

  1. Desenroscar e estender a barra de metal
  2. Colocar a pena completamente no vidro de tinta
  3. Empurrar a barra com intensidade até o final
TWSBI Vac700R com Waterman Rouge

Assim como no conversor de botão, é preciso empurrar a barra com força e velocidade para poder gerar um vácuo capaz de encher o corpo da caneta. Você pode repetir o processo mais algumas vezes para encher completamente a caneta. Para isso, vire a caneta com a pena para cima, puxe a barra e empurre-a lentamente até todo o ar ser removido da caneta. Você vai notar tinta saindo pela pena quando não existir mais ar dentro da caneta. Nesse momento, coloque novamente a pena no vidro de tinta e empurre a barra até final. Repita até estar satisfeito.

Esses são os principais métodos de recarga de canetas-tinteiro. Lembre-se de ter cuidado para não derramar o vidro de tinta, tenha sempre um pano ou papel toalha por perto para limpar a pena e o corpo da caneta e, o mais importante, tenha orgulho das mãos sujas de tinta! É assim que se identifica um verdadeiro canetado!