Como escrever e enviar cartas

No novo vídeo lá do canal do Canetada no Youtube eu fiz um pequeno tutorial de como escrever e enviar cartas. O vídeo você confere aqui:

Escrevendo a Carta

Primeiro você precisa escrever sua carta, obviamente. Eu geralmente atualizo meus amigos sobre alguns acontecimentos da minha vida ou conto histórias relevantes. Não esqueça também de colocar a data no topo da folha, facilita o registro de quem recebe!

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Duas dicas que eu dou para quem nunca escreveu cartas: a primeira é se colocar um limite de páginas. Minhas cartas nunca são maiores que uma página A5, o que dá algo em torno de 100 palavras. Parece bobo, mas se limitar assim facilita muito na escrita. Sem isso, você vai escrever quilômetros de texto sem saber como finalizar.

A outra é separar um caderno de rascunho. Escreva o rascunho da sua carta nesse caderno antes de passar a limpo para o papel a ser enviado. Assim você sempre vai ter uma cópia de todas as cartas que enviar. Coloque também o destinatário e a data. É uma ótima forma de manter um registro de seus textos.

Link de associado. Comprando pelo link você contribui com o Canetada!

O Envelope

Com a carta escrita, é hora de preparar o envelope. Você vai precisar do nome e endereço do destinatário e também do seu endereço. O envelope tem dois lados, a frente e o verso. No verso é onde você fecha, e a frente é o outro lado. O destinatário vai na frente do envelope, e bem no meio. Não precisa colocar coisas como “Para” ou “Destinatário”. A posição no envelope já informa do que se trata.

Já o remetente vai no verso. Verifique bem se seu endereço está correto. Se ocorrer qualquer problema na entrega a carta vai retornar para você.

blank
Qual será a identidade do Fulano de Tal?

Eu também gosto de usar letra de forma para facilitar a leitura e evitar confusão ao máximo pelo carteiro. Com tudo preenchido, é hora de colocar a carta no envelope e fechar.

Selos

O valor do envio de cartas é por peso, sendo a primeira faixa de preço (também chamada de porte) até 20 gramas. O valor, em 2021, para o primeiro porte é de R$2.12. O pagamento é feito por selos. Você pode comprar selos numa agência do correio que tenha guichê filatélico, basta procurar no Google qual a agência da sua cidade que possui um. Você paga o envio da carta colando selos com o valor necessário.

Se você não tiver selo, não tem problema: basta levar as cartas sem selo no correio e efetuar o pagamento direto no balcão. Agora para quem se importa com a estética das cartas, como eu, os selos são uma opção mais interessante e conveniente.

Existem dois tipos de selo: os com valor e os de porte. Os com valor possuem um valor fixo e custam exatamente isso. A desvantagem desse tipo de selo é que você precisa colar vários selos no envelope para somar o valor necessário ou você cola um selo com valor maior e perde a diferença.

blank
Selo com valor fixo. Quando comprei esse, ele era suficiente para enviar uma carta. Hoje, depois do reajuste, não mais.

O outro tipo de selo é o de porte. Ele sempre tem o valor do porte específico vigente. Assim, um selo de 1º porte hoje custa 2.12, mas quando houver reajuste (digamos que para 2.20), ele vai passar a valer 2.20, mesmo se você tiver comprado por 2.12. Esse tipo de selo vale muito mais a pena, por que nunca tem desperdício e se houver reajuste ele valoriza.

blank
Selo de 1º Porte. Sempre será suficiente para o envio de uma carta de até 20 gramas.

Antigamente existia também uma diferença de valor entre porte comercial e não comercial. É possível que você encontre selos desse tipo, mas hoje eles valem a mesma coisa. Você pode usar um selo de porte comercial numa carta sem nenhum problema.

Para selar a carta, basta colar o selo no topo direito na frente do envelope, no mesmo lado do destinatário. Você pode usar cola branca ou de bastão. Se quiser ser mais autêntico você também pode dar uma lambida no selo. Ele possui um adesivo próprio que precisa de umidade para ativar.

Link de associado. Comprando pelo link você contribui com o Canetada!

Envio

Agora para enviar, basta ir em alguma agência de correio. Se as cartas já estão seladas basta deixar no balcão. Você nem precisa entrar na fila, basta falar rapidamente com o atendente que vai deixar cartas seladas e entregar direto para ele.

blank

Se não estiverem seladas, você precisa entrar na fila e efetuar o pagamento no balcão.

E é isso, agora é esperar a carta chegar no destino. Comece enviando cartas para seus amigos mais próximos ou familiares. E, se quiser, entra lá no grupo do Telegram do Canetada para encontrar pessoas dispostas a trocar cartas!